top of page
  • Foto do escritorIêda Lima

Campina Grande, meu amor – Antônio Clarindo Barbosa de Souza

Em Campina Grande, meu amor: aventuras e desventuras de Florêncio Pimenta na Rainha da Borborema (1920-1992), 2022, o autor Antônio Clarindo Barbosa e Souza, Dom Clarindo, confidencia nas suas Notas Preliminares, que “queria apenas escrever e transbordar algo que não conseguia conter em si e dividir com os campinenses de todos os matizes e grupos sociais.”


Foi exatamente isto que ele fez. Numa mescla de realidade e ficção, entremeada pelo desencanto com a política, Dom Clarindo busca com esta obra destacar o lugar do homem simples do povo na evolução histórica de uma cidade e um país.


Seu perfil de historiador e pesquisador resgata fatos históricos que definiram os destinos da cidade no Século XX, enquanto sua consciência crítica vai enxertando a história de vida de um campinense humilde, nascido no bairro de José Pinheiro, cujo sonho era ser livreiro e político, mesmo sendo analfabeto.


Nas suas 377 páginas o autor provoca o leitor, do início ao fim, com seu humor picante e crítica contundente, na corda bamba entre Romance e História.




1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page